FÓRUM PAULISTA DE RPG

Nesta quinta (08), acontece o Fórum Paulista de RPG, que reunirá vários grupos para discutir a criação de uma política pública que utilize o RPG como atividade cultural. O Fórum será realizado na Câmara Municipal de São Paulo, às 19h. Os responsáveis pelo evento são o vereador Jean Madeira e o Assistente de Coordenação de Programas para Juventude do Estado de SP, Idernani Gomes do Carmo.

O Fórum terá a presença de grupos como RPG & Cultura e Geek It. Outras presenças confirmadas são o gerente da FunBox Ludolocadora, Jaime Cancela, e uma integrante do grupo Minas de Moria, Eva Morrisey, que também é tradutora na New Order Editora e editora do site Livro dos Espelhos.

Carmo afirma que há políticas culturais para muitas atividades, como a dança. Entretanto, há dificuldades para o RPG, assim como outras atividades do mundo geek/nerd, ser reconhecido como cultura. Uma das intenções do Fórum é que eventos de RPG sejam realizados com mais frequência em espaços públicos de São Paulo.

De acordo com Carmo, tem sido difícil promover atividades geeks porque muitos políticos acreditam que poucas pessoas se interessariam por elas. A situação só começou a mudar em maio deste ano, quando a Câmara Municipal de SP realizou uma homenagem para o público geek. O número de pessoas que compareceu ao evento fez os vereadores de São Paulo começarem a notar que há muitas pessoas interessadas no mundo geek.

Mesmo que o RPG e outras atividades do mundo geek/nerd tenham subido no conceito dos políticos, ainda há muita desinformação:

Agenda dos eventos na Câmara Municipal de SP no dia 08/09.
Agenda de eventos da Câmara Municipal de SP do dia 08/09. Crédito: Câmara de SP.

O evento é colocado na categoria de “Jogos para Computadores e Vídeo Games”, mas o RPG não pode ser classificado dessa maneira. Ele é uma atividade que envolve a interpretação de papéis, podendo ser feita em sessões online ou reuniões presenciais. Nem todo videogame é um RPG e nem todo RPG é um videogame. Entretanto, a desinformação tende a colocar essas atividades como se sempre fossem uma coisa só.

Outra iniciativa que Carmo está tentando tornar realidade é a criação de Geektecas. Ele gostaria que todas as bibliotecas tivessem espaços exclusivos para atividades geeks/nerds, como RPG, cosplay, entre outras.

Para mais informações, clique em:

Fórum Paulista de RPG 

Homenagem para o Público Geek

Geek It

RPG & Cultura

Funbox Ludolocadora

Jaime Cancela 

Minas de Moria

Livro dos Espelhos

New Order Editora 

Eva Morrissey

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *