Toda a aventura do RPG na tela do celular – ENTREVISTA

Imaginem livros e mais livros de RPG disponíveis em tablets e celulares. Imaginem um sistema que pode ser moldado de acordo com a preferência do jogador. Agora, imaginem um APP que torna tudo isso possível. É o que a Editora Solo está tentando fazer. O Fantasia em Jogo entrevistou Fábio Cataldo, diretor de criação do projeto.

Fantasia em Jogo – Qual o nome do APP? Para que serve? Como funciona?
Fábio Cataldo – Não tem nome o APP, é o aplicativo da Editora Solo. Dentro do APP da editora, disponibilizaremos uma biblioteca com livros-jogos, livros de escolhas e etc. Desde de aventuras, romances e até conteúdo infantil e educacional.

A imagem mostra um menu do livro-jogo da editora solo
Crédito: Editora Solo – menu do livro-jogo.

FJ – Como surgiu a ideia? Como foi o processo de criação?
FC – A ideia surgiu em 2011, ao ver que os antigos livros da década de 80 ainda eram comercializados e por encontrarmos uma necessidade em veicular isso para novos leitores num formato moderno, que é a leitura em tablet e celulares. Entramos em contato com uma equipe de programação e começamos a desenvolver a ideia usando os antigos livros como base para programação. Depois, surgiu a ideia de fazer um APP que abrangesse qualquer ideia e aplicação.

FJ – Em quais dispositivos o APP vai funcionar?
FC – Inicialmente para Android e IOS; e futuramente colocaremos no Windows Phone.

FJ – Pelo que lemos no perfil de vocês no Facebook, vocês ainda não decidiram se vão para o financiamento coletivo ou não. Fale um pouco sobre isso.
FC – O desenvolvimento ainda tem alguns detalhes até ficar 100% e nossos recursos estão se esgotando. É possível que lancemos sem o auxílio do financiamento numa versão BETA. Depois, para finalizarmos, pediríamos o auxílio da comunidade que jogou e curtiu a ideia.

FJ – Num comentários do perfil de vocês está escrito: “…o sistema é muito flexível, você pode ter ou não rolagens, qualquer tipo de dados e os combates podem ser os mais variados”. O que exatamente isso significa? O APP pode replicar qualquer sistema existente?
FC – Exatamente. A demora e complexidade está nisso, em poder, em um único APP, simular qualquer tipo de sistema, deixando assim livre e flexível para o autor fazer o que bem quiser. Ainda existem pequenas limitações que serão sanadas em breve. Mas, no geral, podemos hoje contar com magias, perícias, combates, inventário, itens e etc. Tudo bem customizável de livro pra livro. Ou também a possibilidade de apenas um livro de escolhas, romance e etc.

FJ – Fale sobre os livros que vocês vão lançar.
FC – Ainda não temos livros definidos. Estamos aceitando autores que queiram divulgar as ideias deles. A nossa empresa vai custear o lançamento, e vai ser gratuito para o autor, que vai ficar com parte das vendas do livro dele sem nenhum custo de produção. Já temos alguns interessados e estamos em contato com outras editoras para relançar os antigos livros em versão digital.

FJ – Qualquer livro vai poder ser jogado no aplicativo? Ou só os que vocês criarem?
FC – Poderá ser jogado qualquer livro no APP. Nós temos apenas uma escritora que trabalha conosco. Ela fica por conta da revisão e edição, porém nossa premissa inicial é trazer novos autores e publicar as ideias deles, não vender nosso próprio conteúdo. Sabemos que tem muita gente criativa por aí e queremos publicar esses caras.

FJ – O aplicativo vai ter modo multiplayer online? Ou cada pessoa vai jogar sozinha?
FC – Apenas sozinho. Porém, será possível jogar offline também depois que o leitor fizer o download do livro, não obrigando a pessoa a estar conectada o tempo todo.

Mais informações podem ser vistas aqui.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *