2º Encontro de Mulheres RPGistas – ENTREVISTA

Neste sábado (12), as Minas de Moria organizam o 2º Encontro das Mulheres RPGistas. O evento acontece na Biblioteca Parque Villa-Lobos, localizada na Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001 – Alto de Pinheiros, São Paulo – SP. As atividades começam às 10h30 e terminam às 19h. A entrada é gratuita.

As mulheres são o foco do evento, mas todas as pessoas são bem vindas. O Fantasia em Jogo entrevistou as organizadoras do Encontro:

Fantasia em Jogo – O que é o Encontro das Mulheres RPGistas? Como surgiu a ideia? Por que está sendo feito?
Minas de Moria – De forma curta, a resposta seria: “É um encontro de RPG, boardgame e cardgame”. Mas a gente sabe que é mais que isso. É um encontro de jogos analógicos, mas é também um evento especial para estimular mulheres a produzir para jogos, a mestrar RPG, a facilitar boardgames (jogos de tabuleiro), a promover campeonatos de cardgames, enfim, a se apropriar do “saber fazer” e mostrar a contribuição que podemos dar para toda a comunidade de jogos.

FJ – Como foi a primeira edição do evento? Haverá diferenças entre ela e a que acontecerá nesta sábado (12)? Se sim, quais?
MM – A primeira edição teve um caráter mais reativo. Era um momento de nos descobrirmos muitas e mais fortes do que imaginamos. Tivemos uma roda de conversa entre mulheres sobre o machismo e as discriminações que sofremos em mesas de jogo, on e offline. Foi extremamente positivo, pois permitiu descobrirmos que não estávamos sozinhas e que somos muitas, e fortes! E foi nele, e por ele, que surgiu o grupo Minas de Moria. Já a edição de 2016 tem um caráter construtivo. Acreditamos que a existência do evento, do grupo, já é, por si só, algo político. Preferimos que o Encontro das Mulheres RPGistas seja uma celebração do que as mulheres e pessoas que sofrem de misoginia podem contribuir com a comunidade e o mercado de jogos analógicos, fazendo o evento acontecer.

Foto mostrando pessoas jogando RPG.
Crédito: Acervo Minas de Moria – Mesa de Chamado de Cthulhu no Encontro de 2015.

FJ – Por favor, fale sobre as atrações do evento.
MM – Terá mesas de RPG, oficinas e palestras. Pela primeira vez, contaremos também com boardgames. Teremos, novamente, a Toca dos Pequenos (espaço dedicado aos filhos pequenos de mestras e jogadores para que possam curtir as mesas e os debates) e muitas outras atividades que anunciamos no evento do Facebook e no nosso site para o evento.

FJ – É preciso se inscrever antecipadamente ou é só aparecer lá?
MM – Nas mesas de RPG, Toca dos Pequenos e algumas oficinas será necessário se inscrever pelo nosso site. Vagas remanescentes serão distribuídas na hora para quem chegar lá procurando jogo. Palestras e outras oficinas não precisarão de inscrição antecipada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *