Como ser um jogador de RPG pior – ESPECIAL MAU PERDEDOR

Alguns jogadores ficam muito bravos quando, ao jogarem RPG, as coisas dão errado. Um plano que não deu certo, um personagem que morreu… Porém, ficar bravo nem é o maior problema. O maior problema é quando essa pessoa:

1 – Expressa, a todo momento, a insatisfação dela com o ocorrido. Principalmente com resmungos.

2 – Continua atrapalhando a sessão de RPG porque está reclamando de como a morte do personagem foi injusta.

A morte do personagem, mesmo sendo injusta, não dá o direito de atrapalhar o jogo dos outros. Essa morte é um assunto apenas entre o jogador do personagem morto e o narrador.

O mau perdedor pode até concordar em fazer outra ficha. Porém, ele:

3 – Tenta fazer um personagem excessivamente poderoso (apelão, overpower).

4 – Fica bravo quando o personagem apelão e overpower é vetado.

5 – Diz que não vai jogar por causa do veto.

6 – Reformula a ficha do novo personagem para encobrir o fato de ele ser apelão e overpower.

7 – Se faz de desentendido quando o narrador descobre a manobra.

8 – Enche a paciência do narrador tentando convencê-lo de que esse personagem não é apelão e overpower.

9 – Enche a paciência dos outros jogadores para eles convencerem o narrador.

Meme dizendo: "Convença o narrador. Por favor".
Imagem criada com ajuda do “memegenerator.net”.

10 – Faz chantagem emocional e ameaça deixar a mesa se o veto for mantido.

11 – Sai da mesa porque o narrador não cedeu à chantagem emocional.

11 – Sai por aí falando mau do antigo narrador (ou do grupo tudo).

2 Comments

  1. claramente quem foi o autor disso é um péssimo mestre, já se nota pelo título “mau perdedor”. No rpg não é uma batalha de mestre contra jogador, o jogador não perde. Ele completa ou não as missões, não existe perder porque morreu, inclusive existe vários momentos que morrer é a única solução para o andamento da trama. Se você, caro autor, conseguiu reunir todos esses elementos ao longo do tempo (é porque deve ter tido vários jogadores assim) tenho a impressão que o problema é com você. Personagens over power dentro das regras é mérito do jogador, fora das regras ele nem deveria ter feito de começo. Provavelmente tudo o que você está “reclamando” são deficiências suas como mestre em tratar os jogadores como “inimigos” sendo assim, eles podem “perder”.

    1. Exatamente, não é jogador contra mestre. Porém, todo personagem tem vitórias e derrotas ao longo do caminho, pois há coisas que ele queria fazer e conseguiu; e há coisas que ele queria fazer e não conseguiu. Está bem explícito no primeiro parágrafo que o texto fala das reações que alguns jogadores têm quando as coisas não saem como eles querem (reações típicas de um mau perdedor). O texto foi baseado em tudo que experimentei no RPG, tanto como jogador, quanto como mestre. Uma coisa é o jogador discordar da decisão do mestre. Outra, bem diferente, é atrapalhar a diversão do grupo por causa disso.

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