11 maneiras de ser um narrador de RPG pior

Atualização às 20:24

Narradores de RPG cometem erros, pois não existe narrador perfeito. Entretanto, o jeito de certos narradores agirem prejudica a experiência dos jogadores. Em alguns casos, até os constrangem.

1 – Role os dados a todo momento, mesmo nas situações mais banais.

2 – Mude e distorça as regras e o modo de aplicá-las sempre que for conveniente, mesmo que isso contradiga critérios que você adotou antes. Especialmente se você não conhecer o sistema e o cenário.

A dica acima se refere a mudanças que deixam o jogo absurdo e incoerente. Tais mudanças são diferentes da regra de ouro.

3 – Quando um dos jogadores fizer algo sozinho, aproveite para dar atenção apenas a essa pessoa e se esqueça dos outros.

4 – Você pode se atrasar, pois narradores são as estrelas do jogo. Entretanto, você não precisa esperar jogadores atrasados. Eles que se virem para chegar no horário.

5 – Assedie jogadores e personagens. Dentro do jogo e fora dele. 

6 – Coloque sua própria diversão acima de tudo.

Gato dizendo: "Diz aí... como é deixar os jogadores infelizes?".

7 – Seja parcial. Se quiser dar vantagens só para alguns jogadores, faça isso. Por exemplo, manipule o resultado de um teste para salvar o personagem do seu amigo.

8 – Não vai com a cara de alguém? Ferre o personagem dessa pessoa.

3 – Use NPCs invencíveis e coloque tramas que os jogadores não possam resolver.

10 – Tenha um planejamento para a sessão, mantenha-se nele a todo custo e impeça os jogadores de se desviarem dele. Caso você tenha que punir os personagens para fazer isso, melhor ainda.

11 – “Deus ex machina” sempre funciona para resolver buracos no enredo.

Agradecimentos a Bruna Genari e Felipe Samedi. As dicas deles ajudaram na criação deste texto.

 

3 Comments

    1. Na verdade, não. Uma coisa é criar uma regra diferente da do livro e usá-la durante toda a crônica. Outra, bem diferente, é mudar a regra várias vezes durante a mesma crônica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *