Atualização às 20:24
Narradores de RPG cometem erros, pois não existe narrador perfeito. Entretanto, o jeito de certos narradores agirem prejudica a experiência dos jogadores. Em alguns casos, até os constrangem.
1 – Role os dados a todo momento, mesmo nas situações mais banais.
2 – Mude e distorça as regras e o modo de aplicá-las sempre que for conveniente, mesmo que isso contradiga critérios que você adotou antes. Especialmente se você não conhecer o sistema e o cenário.
A dica acima se refere a mudanças que deixam o jogo absurdo e incoerente. Tais mudanças são diferentes da regra de ouro.
3 – Quando um dos jogadores fizer algo sozinho, aproveite para dar atenção apenas a essa pessoa e se esqueça dos outros.
4 – Você pode se atrasar, pois narradores são as estrelas do jogo. Entretanto, você não precisa esperar jogadores atrasados. Eles que se virem para chegar no horário.
5 – Assedie jogadores e personagens. Dentro do jogo e fora dele.
6 – Coloque sua própria diversão acima de tudo.
7 – Seja parcial. Se quiser dar vantagens só para alguns jogadores, faça isso. Por exemplo, manipule o resultado de um teste para salvar o personagem do seu amigo.
8 – Não vai com a cara de alguém? Ferre o personagem dessa pessoa.
3 – Use NPCs invencíveis e coloque tramas que os jogadores não possam resolver.
10 – Tenha um planejamento para a sessão, mantenha-se nele a todo custo e impeça os jogadores de se desviarem dele. Caso você tenha que punir os personagens para fazer isso, melhor ainda.
11 – “Deus ex machina” sempre funciona para resolver buracos no enredo.
Agradecimentos a Bruna Genari e Felipe Samedi. As dicas deles ajudaram na criação deste texto.
“Mude e distorça as regras e o modo de aplicá-las sempre que for conveniente” = regra de ouro
É a mesma coisa!!
Na verdade, não. Uma coisa é criar uma regra diferente da do livro e usá-la durante toda a crônica. Outra, bem diferente, é mudar a regra várias vezes durante a mesma crônica.
Gostei das dicas! Vou aplicar todas! kkkkk