DICAS PARA PERSONAGEM: COMO ESPIONAR SEM SER DESCOBERTO

Seu personagem conseguiu um trabalho na organização adversária, tem um contato lá dentro que vaza informações e/ou possui alguma máquina que intercepta mensagens do oponente. De algum jeito, seu personagem tem acesso a informações do inimigo. Entretanto, isso é só metade do trabalho.

Foto de Kabuto, personagem do anime Naruto.
Screenshot: YouTube – Kabuto, personagem do mangá “Naruto”. Foi um infiltrado durante a maior parte da vida.

Todo infiltrado / agente duplo / informante / X-9 / espião precisa tomar cuidado para não ser descoberto. Se o personagem passar muitas informações, pode acabar sendo capturado ou morto. Porém, se ele passar poucas, do que adianta ter se infiltrado nas linhas inimigas? Abaixo, algumas dicas para resolver esse dilema:

1 – Divulgue apenas o mínimo necessário. Nem todas as informações são úteis e nem todas precisam ser transmitidas por completo. Se o seu personagem passar tudo nos mínimos detalhes e os colegas dele usarem isso, os inimigos talvez se perguntem: “Como foi que fizeram isso? Como é que eles estavam tão preparados contra o nosso plano? Como sabiam tanto?”.

2 – Dependendo do nível de infiltração (por exemplo, trabalhar dentro do grupo inimigo), várias pessoas podem estar atentas ao que seu personagem faz, o que vai dificultar a obtenção e transmissão de informações. Então, isso só deve ser feito for realmente necessário.

3 – Espere algum tempo até divulgar a informação caso ela não seja urgente. Por exemplo: seu personagem descobriu um plano inimigo e, logo depois, contou essa informação aos seus colegas. Imediatamente, esses mesmos colegas tomam providências para neutralizar o plano. Só que, se os inimigos perceberem isso, podem se perguntar: “Nós nem começamos nada e eles já estão frustrando o que íamos fazer. Como foi que eles reagiram tão rápido?”.

4 – Ao dividir a informação inimiga com seus colegas, conte apenas para quem realmente precisa saber. Quanto mais pessoas têm um conhecimento, maior a possibilidade de alguém fazer uma besteira com ele. É bastante improvável que todos os seus colegas realmente precisem de todas as informações que seu personagem conseguiu.

5 – A transmissão de certas informações pode comprometer futuras interceptações e/ou a infiltração atual. Nesse caso, é preciso ver o que é melhor para o grupo: se beneficiar da informação atual ou ignora-la totalmente para obter outras informações no futuro.

6 – Esta é para jogadores de mesas de RPG: o resto do grupo pode desconfiar se, a todo momento, você e o seu mestre precisarem ficar sozinhos para fazerem certas cenas. O ideal é que os personagens dos jogadores e os próprios jogadores não saibam da existência delas Cenas assim podem ser feitas, por exemplo, através da Internet ou do celular.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *