Como escolher uma trilha sonora para seu LARP

Bardo tocando música.

Um personagem aparece, o tom da cena muda, a história apresenta um lugar novo aos espectadores… tudo isso é justificativa para colocar uma trilha sonora. Uma melodia calma, dramática, feliz ou de horror, a trilha sonora serve para dar um certo clima ao enredo.

O Live Action é um jogo no qual os jogadores são, ao mesmo tempo, atores e escritores de uma história. Ou seja, o LARP não tem observadores passivos. Uma trilha sonora, normalmente, é para os espectadores, para quem apenas observa. Uma trilha sonora poderia ser tocada numa sessão?

Talvez, se ela for usada com moderação. Uma sessão de Live nem sempre consegue reproduzir o ambiente onde as histórias acontecem. O narrador descreve o lugar, mas isso pode não ser o bastante para dar aos jogadores a noção de onde os personagens realmente estão. Por isso, uma melodia tensa pode servir para caracterizar, por exemplo um lugar misterioso e escuro sobre o qual os personagens não sabem nada.

Ou então, de repente, aparece aquele NPC poderoso do qual todos já ouviram falar, aquele de façanhas incríveis que está tentando inspirar os PCs a fazer alguma coisa. Uma melodia épica, tipo a que toca quando o Aragorn faz o discurso para motivar o exército dele, pode ser uma boa escolha.

Até mesmo os personagens podem ter a própria trilha sonora se o momento for adequado. Por exemplo, um personagem fez várias coisas que o tornaram o centro das atenções do LARP durante algumas cenas. Então, os narradores podem colocar uma trilha sonora justamente para expressar isso.

Resumindo: a trilha sonora pode ajudar os jogadores a entrarem em contato com os sentimentos dos personagens. Imaginação e interpretação continuarão sendo os componentes principais de um Live Action, mas a trilha sonora deixaria todos ainda mais imersos no clima do jogo, o que enriqueceria a experiência.

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