COMO CRIAR UM BOM NPC

Atualizado em 16/10/2017

Personagens não jogáveis, Non-Playable Characters, os famigerados NPCs. Personagens que o jogador não controla e pertencem ao narrador. Eles podem entrar na história de várias maneiras, seja através de uma pequena participação ou bagunçando completamente a vida dos jogadores. Um bom narrador sempre tem bons NPCs.

Uma imagem do jogo "Legend of Legaia" na qual o NPC Songi desafia os protagonistas para uma luta.
Crédito: Screenshot / Youtube – Songi, um NPC que traiu e atormentou bastante os protagonistas do jogo “Legend of Legaia”.

1 – Não se preocupe em deixar o NPC completamente pronto logo no começo. Crie apenas o que for necessário para conduzir a história. Você pode dar mais profundidade ao NPC na medida em que ele estiver mais atuante na crônica.

2 – Qual a utilidade do NPC para a história? Um pequeno apoio para uma cena? Uma ajuda aos jogadores? Um adversário? O “chefão final” da campanha? Pense nisso ao criá-lo.

3 – Pensar na criatura com poderes e depois na pessoa pode ser uma boa ideia. O NPC é mais importante pelo que pode fazer e não por quem ele é.  Para a criação de PCs, costuma ser o oposto.

4 – Assim que a utilidade do NPC para a história for definida, pense um pouco na história dele. Quais os motivos dele para atrapalhar os jogadores? Ou para ajudá-los? Ou para fazer qualquer outra coisa na história?

5 – NPCs excessivamente poderosos prejudicam a trama. Ou os jogadores vão ser salvos milagrosamente por um “deus” que gostou deles, ou vão ser completamente destroçados sem a menor chance de revidar.

6 – Explore o background dos personagens dos jogadores para criar NPCs. Os jogadores, ao criarem as histórias dos personagens deles, acabam falando sobre pessoas que passaram pelas vidas dos personagens deles. Essas pessoas podem ser transformadas em NPCs que farão muita diferença na trama.

7 – Crie NPCs variados. Fortes, fracos, inteligentes, burros, bons, maus, neutros, enfim, diversifique. NPCs muito parecidos uns com os outros deixam a aventura monótona. NPCs de muitos tipos deixam o jogo mais imprevisível, instigante e desafiador.

As próximas dicas são bônus. Não são sobre criação de NPCs, mas estão relacionadas a eles.

8 – Já dá certo trabalho para o mestre diferenciar o que apenas ele sabe do que cada NPC sabe. Se, por algum motivo, um NPC acompanha os jogadores o tempo todo, cuidado. Esse NPC vai saber coisas sobre os PCs que o mestre também saberia, mas que outros NPCs provavelmente não sabem. Vai dar mais trabalho ainda para distinguir tudo.

9 – Não tem problema NPCs serem o centro das atenções em algumas cenas. Isso, na verdade, é até desejável. Alguns NPCs fazem certas crônicas serem memoráveis. No entanto, lembre-se: os protagonistas da crônica são os PCs, não os NPCs (e nem os narradores).




2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *