15 dicas para uma boa caracterização num Live Action

Muita criatividade e dinheiro ajudam, mas não são indispensáveis para uma boa caracterização. Alguns jogadores travam na hora de pensar no figurino para seus personagens, só que certos procedimentos podem ajudar.

Pessoas caracterizadas durante um Live Action
Imagem: YouTube / Larping.org

1 – Se você estiver interpretando um personagem novo, não invista muito tempo e dinheiro no figurino, pelo menos não no início. Você ainda não sabe se vai gostar de jogar com aquele personagem.

2 – A roupa do personagem reflete a verdadeira personalidade dele? Ele(a) se veste de um jeito para encobrir quem realmente é? Que utilidade (além de evitar nudez) as roupas  e outros acessórios teriam para o personagem? Pense nisso e as ideias para a caracterização vão começar a tomar forma.

3 – Antes de sair comprando, procure na sua própria casa. Uma camiseta velha, um boné, um lenço… Vários itens aproveitáveis podem estar ao seu redor sem que você perceba.

4 – Brechós têm muitos tipos de roupas e adereços. Alguns jogadores conseguem montar a caracterização comprando em apenas um ou dois deles.

5 – Um tipo de caracterização é “a grande peça principal”. O figurino do personagem vai estar centrado em torno de uma peça principal de roupa. Vestidos longos, batas, casacões e sobretudos são exemplos disso.

6 – Um outro tipo é “as várias peças pequenas”. Adereços que sozinhos não representam muita coisa para um figurino, mas a combinação deles dá um efeito legal na caracterização: luvas, bandanas, botas, chapéus, braceletes etc.

7 – Busque inspiração em fotos de Live Actions, do cotidiano, festas a fantasia… Qualquer imagem pode render uma boa ideia.

8 – Algum amigo seu tem uma peça de roupa que ficaria bem no seu personagem? Peça emprestado, compre dele ou então arranje uma igual.

9 – Gostos e necessidades mudam e o mesmo se aplica aos personagens. Se achar que uma mudança na caracterização, seja ela grande ou pequena, é coerente com o “eu” do seu personagem, então mude.

10 – Caracterização não se resume apenas às roupas. Maquiagens dão contornos diferentes para um rosto e simulam cicatrizes. Tintas e lápis aquarelas recriam pinturas tribais etc. Alguns jogadores também usam lentes de contato e materiais para simular orelhas pontudas, presas, garras, caudas…

11 – Personagem guerreiro? Que tal uma espada? Personagem mulher da alta sociedade que gosta de coisas antigas? Talvez um leque? O personagem é do tipo que gosta de ostentar? Que tal colares e jóias?

Nota do blog: nenhum dos itens mencionados na dica 11 precisa ser real. Eles devem apenas ter um mínimo de realismo para que os demais jogadores saibam o que ele representa. Por exemplo, uma espada de brinquedo.

12 – Improvise. Certos materiais podem ser usados para simular muitos tipos de adereços. Por exemplo, você pode usar cartolina para fazer um chapéu.

13 – Algumas pessoas fazem roupas e adereços para caracterização sob encomenda e podem até vender por preços camaradas dependendo da negociação.

14 – Peça ajuda. Sempre há alguém que entende mais do assunto que você e essa pessoa pode dar bons conselhos.

15 – Transporte o figurino de maneira segura. Dependendo da distância da sua casa para o local do Live Action e do que o seu personagem usa, as roupas e os adereços podem ser amassados, danificados, rasgados e/ou manchados no caminho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *