Nasce um Card Game brasileiro: Anjos & Dragões – ENTREVISTA

Um Card Game nacional está para ser lançado: Anjos & Dragões, da Fiero Jogos e de autoria de André Luiz. Os jogadores vão controlar facções e criaturas em partidas de um contra um e em partidas de dupla x dupla. O autor deu alguns detalhes em entrevista para o Fantasia em Jogo.

Fantasia em Jogo – Você desenvolveu o jogo sozinho?
André Luiz – A jogabilidade foi inicialmente pensada para um jogo antidrogas. Com o projeto encerrado, percebi que um tema de fantasia seria mais adequado. Fiz o projeto, Game Design e tema sozinho. A arte e design foram feitos por empresas. Apenas peço exatamente o que deve ser desenhado, mas muito da imagem vem da criatividade do desenhista. Também tive ajuda de jogadores que testaram o jogo e de diversos fãs que estão ajudando no desenvolvimento com os comentários deles.

FJ – Como surgiu a ideia?
AL – Sempre fui fã de Trading Card Games. Desde adolescente, já projetava cartas para jogos. Em meados de 2010, ao estudar o mercado e perceber que o Brasil não possuía jogos no estilo, comecei a trabalhar para desenvolver um jogo do tipo. O tema foi inspirado no Card Game Duel Masters, que já possui criaturas diversas em um mundo fantástico, e no combate entre o avançado e o primitivo do filme Avatar.

Imagem de cartas do jogo Anjos & Dragões.
Crédito: Anjos & Dragões – Terra vs. Fogo, a natureza contra a tecnologia.

FJ – O que “Anjos & Dragões” tem de diferente em relação a outros Card Games?
AL – Cartas multifuncionais, possuindo até 3  usos diferentes para uma mesma carta; partidas rápidas; é fácil de aprender; e o preço acessível, devido a sua distribuição sem aleatoriedade.

FJ – Distribuição sem aleatoriedade?
AL – Ao invés de vir em pacotes com cartas aleatórias, em que o jogador não sabe quais irá encontrar, Anjos & Dragões será distribuído com todas as cartas em seus baralhos. O jogador sempre sabe exatamente o que está comprando, pois o conteúdo do baralho é fixo.

FJ – Fale sobre as quatro facções do jogo.
AL – As facções são: Luz, Sombra, Fogo e Terra. A Luz acredita que o poder deve ser distribuído a todos, gerando equilíbrio na sociedade. A Sombra acredita que os fortes devem exercer o poder sobre os fracos. O Fogo acredita que os recursos naturais devem ser explorados, gerando avanços tecnológicos, riqueza e crescimento da sociedade. A Terra acredita que os recursos naturais devem ser utilizados com cautela e que a natureza deve permanecer como sempre foi. Fogo e Terra não se importam com o controle do poder na sociedade. Luz e Sombra não se importam com a maneira dos recursos naturais serem utilizados.  Por isso, podemos ter alianças entre quaisquer facções não opostas. É contra as regras um jogador fazer decks com facções opostas.

Imagem de cartas do jogo "Anjos & Dragões".
Crédito: Anjos & Dragões – Luz vs. Sombra, um conflito de ideais.

FJ – As cartas do jogo são apenas anjos e dragões? 
AL – Cada facção possui três raças: Principal, Humanos e Específica. Principal: a raça dominante. Anjos na Luz e Sombra; e Dragões no Fogo e na Terra. Humanos: todas as facções possuem humanos, sendo essa a raça mais populosa. Específica: cada facção tem a sua própria raça, que não aparece nas demais (Luz – Dragonóides; Sombra – Mortos-Vivos; Fogo – Máquinas; e Terra – Feras). Futuramente, novas raças podem surgir.

FJ – Fale sobre o financiamento coletivo que está sendo organizado para o jogo.
AL – Ele será realizado para pagar a produção gráfica, ou seja, imprimir as cartas. Quanto mais pessoas colaborarem, mais podemos imprimir, e quanto mais se imprime, mais barata fica a produção. E o jogador sai ganhando, pois quanto mais arrecadarmos, mais cartas serão entregues aos apoiadores. Além disso, o jogo será mais barato durante a campanha de financiamento. Por todas essas vantagens, espero que os jogadores se unam e colaborem para que o jogo venha recheado de cartas. Ainda não temos data para o financiamento, mas será ainda neste ano.

Segundo o canal CasaNERDlol, o financiamento coletivo será feito em setembro. Vejam o gameplay.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *