BRASIL GAME SHOW: Onde os Leigos Também Têm Vez

A Brasil Game Show (BGS), feira de games realizada em São Paulo – SP, terminou ontem (15). Algumas das atrações do evento foram os baralhos para Trading Card Game (TCG) e os lançamentos de games. Os estandes de pelo menos 2 empresas mostraram preocupação com os leigos nesses assuntos:  Copag e Ubisoft.

Alguns produtos exigem que a pessoa tenha uma certa orientação na hora de usá-los. As cartas do TCG Pokémon são um exemplo disso. Segundo a Coordenadora de E-commerce da Copag, Carla Paullini, a linha Sol & Lua (cartas referentes à fase atual do anime) faz bastante sucesso com quem já conhece o jogo.

Uma mulher segurando um box de cartas Pokémon na Brasil Game Show.
Carla Paullini no estande da Copag durante a Brasil Game Show 2017.

E quanto a quem se interessou pelo por esse TCG, mas não sabe as regras? A Copag fez alguma coisa para os leigos? Segundo Paulini, o estande tinha funcionários preparados para isso: “…na verdade, tem que ser uma coisa mais básica porque você não consegue aprender a jogar Pokémon assim de uma vez, (..), mas eles fazem uma introdução, o passo a passo, como funciona, e aí o pessoal tem essa oportunidade de aprender a jogar também”.

South Park: A Fenda que Abunda Força

O novo game da Ubisoft tem alguns elementos do RPG (como sistema de batalha em turnos* e possibilidade de escolher entre vários tipos de classes**) e fases nas quais é preciso resolver puzzles (enigmas***). Por causa disso, o usuário pode levar um certo tempo para se familiarizar com os comandos.

Durante a BGS, o público pôde jogar uma fase do game South Park. Quando alguém se atrapalhava com alguma tarefa do jogo, um funcionário dava dicas sobre o que fazer e quais botões do controle era preciso apertar. Procedimentos como esse ajudam principalmente quem tem interesse em games, mas não costuma jogar muito.

*No sistema de turnos, um personagem age de cada vez. Enquanto um personagem age, todos os outros, sejam aliados ou adversários, precisam esperar para fazer suas ações.
**O sistema de classes permite que as habilidades de personagens sejam diferentes. Alguns personagens atacam o inimigo diretamente, outros aumentam os poderes de aliados, outros curam etc.
***Enigmas, em videogames, se referem principalmente às fases nas quais o jogador precisa deslocar certos objetos do cenário, apertar botões e/ou usar alavancas para desobstruir passagens e adquirir itens.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *