VOCÊ PRECISA SABER: participações especiais no 27º Encontro BGSP

Hoje (26), acontece o 27º Encontro BoardGames São Paulo, das 12h às 21h. A Tentaculum Board Games organiza o evento, que acontece na FunBox Ludolocadora, localizada na Rua Rua Dr. Isaías Salomão, 143 – Saúde – São Paulo – SP. O Encontro reúne entusiastas de jogos de tabuleiro, sendo que alguns deles são profissionais do ramo

Por falar em profissionais, o Fantasia em Jogo entrevistou três deles: Alan Farias, vlogueiro do canal Direto ao Ponto; Marcelo Del Debbio, escritor e designer de jogos da Daemon; e Marcos Macri, escritor de jogos e proprietário da MS Jogos. Eles estarão no evento fazendo participações especiais.

DIRETO AO PONTO

Farias explicou em poucas palavras a participação dele no 27º Encontro BGSP: “Geralmente (…) eu faço puro social. Bato papo, olho protótipos e novidades do mercado. Sempre procuro jogar algo que não conheço”.

Os vídeos do Direto ao Ponto foram outro assunto da entrevista. Segundo o vlogueiro, as análises sobre jogos de tabuleiro normalmente são bem longas. Por outro lado, ele afirma gostar de ser o mais objetivo possível, e é daí que vem o nome do canal.

Farias também revelou o único critério dos vídeos dele: “…não gravar jamais para falar exclusivamente mal de um jogo. Eu aponto sempre o que acho positivo ou negativo. Se eu não gravei o review desse ou daquele jogo, provavelmente é porque eu não gostei”.

MITOLOGIA E OCULTISMO

Marcelo Del Debbio, escritor e designer de jogos da Daemon, é outra participação especial do 27º Encontro BGSP. Ele entregará exemplares do RPGQuest (jogo no qual os participantes controlam aventureiros em busca de fama e fortuna), fará uma demonstração do boardgame e explicará as regras. 

Desenho um homem com uma espada desafiando um dragão.
RPGQuest, atração do 27º Encontro BGSP.
Crédito: Marcelo Del Debbio.

O RPGQuest, assim como outros jogos do escritor, foi influenciado pelo ocultismo e mitologia: “Isso está presente em todo o meu trabalho (…) lançamos o RPG ‘Arkanun’, (…) com templários, anjos, demônios (…). Toda a linha de RPGs da editora Daemon teve como linha-base o hermetismo, ordens iniciáticas, alquimia e mitologia”.

Alguns projetos nos quais Del Debbio está envolvido atualmente são: um livro sobre alquimia e origens do tarô e a temporada 2 do RPGQuest.  “Também estou como consultor em um jogo de videogame, uma peça de teatro e dois filmes, mas para o ano que vem”.

SHAZAM

Marcos Macri, escritor de jogos e proprietário da MS Jogos, também estará no 27º Encontro BGSP. A MS Jogos mostrará o lançamento mais recente dela, Shazam: “Teremos (…) toda a disponibilidade para ensinar e até mesmo compartilhar as mesas de jogo com aqueles que se interessarem em conhecer e jogar”.

Em Shazam, os jogadores precisam resgatar a princesa Elisabeth, que foi sequestrada pelo feiticeiro Torak. A MS Jogos descreve a categoria de Shazam da seguinte maneira: jogo de estratégia e tática / tema medieval / mecânicas do estilo europeu.

Ao ser questionado sobre o que seriam jogos ao estilo europeu, Macri os definiu como jogos nos quais: os participantes interagem de forma mais indireta, ninguém é eliminado durante a partida e todos têm chance de vitória até o final.

Para mais informações, acesse: 27º Encontro BGSP, Direto ao PontoDaemon, MS JogosRPG QuestArkanunHermetismoShazam.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *