O que é Trading Card Game (TCG)?

Atualizado em 15/08/2016

TCGs são os “Jogos de Cartas Colecionáveis”, como Magic: The Gathering, Pokémon e Yu-Gi-Oh!. Jogos de cartas clássicos como Pôquer, 21, Canastra e Buraco não fazem parte dessa classificação.

Em entrevista, o gerente da loja Terra Magic, Jaime Cancela, menciona algumas diferenças entre jogos como Pôquer e os TCGs: “…Pôquer, Canastra, qualquer outro desses jogos é um Card Game, só que se joga com um baralho clássico. Magic, Yu-Gi-Oh (…) também são jogos de cartas, só que se joga com um baralho específico daquele jogo. E ainda tem a questão de que esses jogos são colecionáveis”.

Também de acordo com ele, os Card Games Clássicos têm um baralho padrão que não é incrementável: “O máximo que você faz é juntar dois baralhos”Cancela estava se referindo a uma diferença bastante notável entre esses jogos. Enquanto nos Card Games Clássicos, como Pôquer, o baralho é sempre o mesmo e as cartas são distribuídas entre os jogadores, nos Trading Card Games, como Magic, cada jogador monta o próprio baralho.

Foto de menino segurando cartas do Pokémon
Crédito: Flickr / Creative Commons – TCGs podem ser jogados por crianças e adultos.

TCG: um jogo de estratégia

O programador Felipe Alegre aborda outra diferença: “Os Card Games (Colecionáveis) refletem mecânicas que seriam impossíveis de reproduzir com um baralho clássico. As pessoas confundem porque veem na forma do jogo uma semelhança, que está apenas nisso, na forma dos itens que constituem o jogo”. As mecânicas às quais Alegre se referiu são as possibilidades de: aumentar os poderes de uma carta; excluir uma carta do oponente do jogo; usar uma carta do adversário; etc. Isso não existe nos jogos clássicos de cartas.

Jorge Freitas, dono da Comix Book Shop Livraria, afirma que os Trading Card Games “….são mais até parecidos com xadrez, pois em todos esses jogos há um combate no qual, com as cartas certas, o jogador cria estratégias”. Ainda segundo Freitas, essas cartas são parecidas com peças de xadrez porque cada uma tem uma habilidade específica.

Os três entrevistados concordam que a maioria dos jogadores são homens e que apenas a idade do público varia de jogo para jogo. Freitas afirma que o público de Pokémon é predominantemente juvenil, que Yu-Gi-Oh tem um público juvenil e adulto e que a maior parte dos jogadores de Magic é formada por jovens e adultos. Alegre complementa o pensamento de Freitas ao dizer que crianças também jogam, mas numa escala menor. Segundo o programador, o TCG favorito da maioria delas é Pokémon.

Por que não jogar? Por que jogar?

Os TCGs têm seus contras: gasto de dinheiro, pois baralhos fortes costumam ser caros; e as regras elaboradas e complexas podem espantar possíveis iniciantes. Isso para não mencionar um certo preconceito vindo de algumas pessoas que não jogam.

Por outro lado, os entrevistados também citaram algumas vantagens: desenvolvimento do raciocínio, pois é preciso elaborar estratégias paras vencer o jogo; melhora das habilidades sociais (muitas amizades começaram por causa dos jogos); e a praticidade, já que eles podem ser jogados em qualquer lugar.

Nota: para saber sobre as lojas citadas acima, clique em Terra Magic e Comix.

2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *